segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

O que é conflitologia?


Apesar de envolver uma série de procedimentos, métodos e compreensões teóricas que têm recebido cada vez mais atenção, o termo conflitologia não é muito popular. Até uns dois anos atrás eu também não o conhecia. Tive meu primeiro contato com tal palavra na leitura de um livro organizado pelo professor espanhol Edouard Vinyamata, chamado "Aprender a partir do conflito: Conflitologia e Educação", editado no Brasil pela Artmed em 2005. Eu já tenho um interesse muito grande pela área de mediação de conflitos e outros métodos ditos "alternativos" de resolução de conflitos, mas nunca me deparei com um termo que conseguisse abarcar com todos os conteúdos que eu vinha estudando desde minha graduação em psicologia.

Pois bem, segundo Vinyamata, o termo foi primeiramente utilizado pelo renomado pensador Johan Galtung, que há muitas décadas se dedica a abordar o tema da paz, da não-violência e da resolução de conflitos. Um dos pontos essenciais da conflitologia é a interdisciplinaridade. Na obra de Vinyamata et. al. afirmam que a conflitologia (ou resolução de conflitos) “define a ciência do conflito, o compêndio de conhecimentos e técnicas para atender os conflitos e procurar sua solução pacífica e positiva” (2005, p. 24). Nela, “convergem e se cristalizam correntes, métodos e conhecimentos diversos sobre as crises, os conflitos e as diversas maneiras de intervir sem violência e sem imposição alguma” (p. 24). A conflitologia pode ser aplicada e adaptada aos mais diversos contextos: educação, direito, saúde, organizações, diplomacia, etc..

Desta forma, optei por batizar este blog com o nome de Conflitologia, seguindo esta conceituação. Pretendo publicar com certa peridiocidade alguns textos e materiais sobre o assunto, para auxiliar na divulgação da área. Espero que gostem!



Referência:

VINYANATA, Eduard; et. al. Aprender a partir do conflito: conflitologia e educação. Porto Alegre: Artmed, 2005.


Nenhum comentário:

Postar um comentário